Atividade Física e leucemia


A prática de exercício físico pode ser uma aliada no tratamento da leucemia. A doença debilita os pacientes e, muitas vezes, diminui a qualidade de vida. Para amenizar esse desconforto a atividade física entra com a melhora da coordenação motora, da capacidade respiratória e o aumento da força muscular. Além dos benefícios psicológicos.

O incentivo à atividade física regular em ambiente adequado, sob orientação e respeitando os limites e a disposição do paciente é altamente recomendável e certamente poderá contribuir para melhorar a qualidade de vida.

O ideal é que sejam feitos 150 minutos de atividade ao longo da semana, tempo este dividido entre exercícios de resistência muscular e aeróbicos, mas sempre de intensidade baixa. É importante também sempre consultar um médico, pois cada caso é um caso e estar acompanhado por um bom educador físico e que tenha experiência em pacientes com câncer é fundamental.

Depoimento de alguns de nossos pacientes

  • Dra. Moema excelente profissional, quando eu estava grávida, descobriu um caso raro (SHU - Síndrome Hemolitica Uremica), agradeço por ter estado num grande centro, Hospital São Vicente de Paulo e por estar aos cuidados de grandes profissionais, caso contrário, não estaria aqui escrevendo esta história. Muitíssimo obrigada, estamos bem e felizes.
    Claudiane Fossatti
  • Dr. Muito querida e especial pra mim, me ajudou muito no momento que mais precisei, pra sempre serei grata. E peço que Deus sempre lhe abençoe. E mais tarde irei voltar me tratar.
    Paula Taiane Lima
  • Dra. Moema Nenê Santos antes de ser uma Dra. ela é um exemplo de ser humano à ser seguida por outros profissionais da área. Mora em nossos corações. Excepcional em todos os sentidos.
    Mirian Sbardelotto
  • Gratidão a Deus por ter posto você a frente do tratamento do meu filho. Obrigada pela dedicação, amparo e carinho dedicado durante toda essa trajetória. Que Deus abençoe sempre você e toda sua equipe.
    Jane Negri Sanches