Instituto do Câncer presente no HAIMATUS 2017
9 de maio de 2017Segundo estimativas surgem dez mil novos casos de linfoma por ano
23 de agosto de 2019Hematologista Dra. Moema Nenê Santos presente no XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, em Brasília
A médica hematologista do Instituto do Câncer do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, Dra. Moema Nene Santos, participou de Congresso que reuniu autoridades nacionais e internacionais na área de Hematologia
Entre os dias 31 de julho e 3 de agosto ocorreu, em Brasília, o XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, o XIII Board Review – Curso de Atualização em Transplante de Medula Óssea do Hospital Israelita Albert Einsten / MD Anderson Câncer Center e 1ª Highlights of Terapia Celular in Latin America. A membro do Instituto do Câncer do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, hematologista Dra. Moema Nenê Santos, esteve presente nestes eventos. As temáticas abordadas foram as terapias atuais no tratamento de Doenças Hematológicas como Linfomas Não Hodgkin, Linfomas de Hodgkin e suas indicações terapêuticas de imunoterapia em associação a quimioterapia. Também, as indicações corretas do momento e tipo de Transplante de Medula Óssea.
Doenças onco-hematológicas como o Mieloma Múltiplo, Síndromes Mielodisplásicas e Neoplasias Mieloproliferativas vêm em crescente evolução dos critérios de risco e com isto a avaliação da melhor terapia a ser utilizada em cada paciente, individualmente, aumenta o sucesso do tratamento. Sobre as Leucemias Agudas e Crônicas, também um tema muito discutido e extremamente relevante, foram discutidos os novos e atuais tratamentos e as respostas clínicas da utilização de terapias que levam o paciente a alcançar remissões completas destas doenças e com isto elevam a possibilidade da cura.
Na ocasião a Dra. Moema pode prestigiar, também, a divulgação do livro Esquadrão dos Anjos da jornalista e escritora Nalu Saad e do Professor Dr. Vanderson Rocha, chefe do Serviço de Hematologia e Terapia Celular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e Coordenador do Setor de Transplante de Medula Óssea do Hospital Sírio Libanês/SP. A obra trata, de forma lúdica e sensível, o processo de transplante de medula óssea em meio ao cotidiano de quem depende de uma medula para sobreviver. No livro, quem conta a história são os personagens Maria Flor e Pedro Jardim, duas crianças que estão à espera do transplante. O prefácio do livro foi escrito pelo ator Reynaldo Gianecchini, que também passou pelo procedimento médico quando teve um linfoma, em 2012. Em um trecho do prefácio o ator comenta: “Com muita doçura na narração, os autores transmitem de forma leve, doce e consciente cada etapa do tratamento, assim como suas consequências. Desta forma, a criança, até então insegura, se transforma em um ser confiante, pois está amparada em um círculo de amor. Eu recomendo esta leitura a todos os corações infantis de corpo doente e espero que ela transmita todas as energias necessárias para que o desfecho dos autores seja semelhante a história”, escreve Reynaldo Gianecchini. Este é o primeiro livro infantil a tratar sobre o tema.
A Dra. Moema Nenê Santos reforça a importância de participar de um evento desta magnitude: “Para todo médico é muito importante a atualização constante e estes espaços de Congressos são ideais para a troca de conhecimentos em busca de tratamentos mais eficientes para os nossos pacientes”. Sobre o livro Esquadrão dos anjos comenta: “Um belo trabalho realizado pelo meu amigo Dr. Vanderson e pela Nalu. Falar de transplante de medula óssea em crianças é sempre muito difícil e no livro este tema é abordado de maneira sensível e delicada. O livro já é um grande aliado ajudando a desmistificar o procedimento”, conclui a hematologista Dra. Moema Nenê Santos.