Conheça algumas doenças do sangue
23 de agosto de 2019Brasileiro com câncer terminal apresenta remissão da doença devido a terapia genética pioneira
29 de outubro de 2019Mieloma múltiplo é um tumor maligno que se desenvolve nas células plasmáticas, um tipo de célula que faz parte do nosso sistema de defesa do organismo. As células plasmáticas são responsáveis pela produção de anticorpos que ajudam a proteger o corpo contra infecções.
O mieloma surge quando uma célula plasmática sofre mutação e, em vez de produzir proteínas que são benéficas para o organismo passam a produzir cópias com a presença da proteína monoclonal, ou seja um anticorpo doente. O crescimento desordenado das células pode afetar a medula óssea e trazer problemas para o sistema imunológico, lesões ósseas, problemas renais entre outros.
A doença aparece muito raramente na infância, adolescência ou em adultos com menos de 40 anos. As pessoas que mais são afetadas com a doença são os homens com idade entre 50 e 70 anos, com uma incidência maior por volta dos 60 e 65 anos. Outro fator de risco é a genética.
Os portadores de mieloma múltiplo podem fazer exercícios, mas com a orientação do seu médico pois depende do acometimento da doença, alguns pacientes podem ter lesões ósseas importantes podendo levar a fraturas importantes. O mieloma múltiplo é uma doença que pode estar relacionada a vários sintomas e o seu tratamento atualmente tem sido diferenciado a cada paciente dependendo da extensão da doença e suas características. O tratamento consiste, também, em aliviar os sintomas como dores ósseas, astenia e alterações renais. Nos últimos anos surgiram medicamentos que barram a enfermidade ou diminuem a multiplicação das células tumorais.