Segundo estimativas surgem dez mil novos casos de linfoma por ano
23 de agosto de 2019Doenças do sangue que são malignas podem ser confundidas com doenças benignas
23 de agosto de 2019A leucemia é um tipo de câncer do sangue que afeta os glóbulos brancos e é curável. Mesmo assim a taxa de mortalidade é alta no Brasil, como mostra o levantamento feito pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Através de dados registrados foram contabilizados 62.385 óbitos decorrentes da doença entre os anos de 2007 e 2016. Segundo estimativas do Instituto nacional do Câncer surgirão 10.800 novos casos por ano.
A leucemia surge quando células da medula óssea, conhecida como tutano do osso, sofrem mutação e passam a se multiplicar descontroladamente, tirando o lugar de células saudáveis. Existem diversos tipos de leucemias, mas as mais comuns são: leucemia linfoide aguda, linfoide crônica, mieloide aguda e mieloide crônica. Elas podem aparecer em crianças e pessoas mais velhas.
Substâncias químicas, benzeno, agrotóxicos, cigarro, exposição à radiação e doenças hereditárias podem ser algumas causas da doença. Existem alguns sinais que pedem atenção e podem significar que o paciente está com leucemia, como: febre, anemia, cansaço extremo, sangramento na gengiva, infecções recorrentes, perda de peso, manchas roxas pelo corpo, dor nos ossos e nas articulações, tais sinais e sintomas também são comuns em outros tipos de doenças.
O tratamento das leucemias é diferenciado para cada tipo específico da doença, grande parte dos quadros agudos é realizado com quimioterapia, imunoterapia, e com o controle de infecções que possam vir a surgir devido a alterações no sangue, bem como eventos hemorrágicos presentes em alguns tipos. A leucemia mieloide crônica geralmente é tratada com uma medicação que inibe a ação de uma proteína doente que leva a proliferação anormal das células, algumas leucemias tipo linfocítica crônica na dependência do estágio podem ser acompanhadas com ou sem necessidade de tratamento. O transplante de medula também é uma opção de tratamento para alguns tipos de leucemias.