Setembro Verde e o incentivo à doação de órgãos
27 de setembro de 2021Trombofilia: saiba sobre
25 de março de 2022Púrpura é uma condição que faz com que apareçam manchas vermelhas na pele derivadas do acúmulo de sangue embaixo desta, podendo ser secundária a alterações da coagulação pelas plaquetas baixas, ou de origem vascular, ou mesmo por doenças da pele, ou seja cutâneas. A causa do surgimento das púrpuras e a intensidade com a qual ela se manifesta também determinam o tipo de tratamento e, se este é necessário. Existem vários tipos de púrpuras. As principais são de origem hematológica, ou seja, por alterações de doenças do sangue. São estas:
Púrpura trombocitopênica idiopática (PTI)
Este tipo de púrpura é uma doença autoimune e sua principal característica é a diminuição do número de plaquetas no sangue. Isso vai comprometendo a coagulação e formando pequenas manchas vermelhas na pele, além de sangramento nasal. O diagnóstico é feito através do exame de sangue com exames complementares.
O tratamento da PTI vai variar de acordo com a intensidade dos sintomas. Algumas das opções são medicamentos que agem na atuação do sistema imune, além de injeção de imunoglobulinas ou demais medicamentos que estimulem a medula óssea na produção de plaquetas.
Púrpura trombocitopênica trombótica (PTT)
Trata-se de um tipo raro de púrpura que acomete as pessoas, geralmente, na faixa dos 20 aos 40 anos de idade. Sua principal característica é o aumento da agregação plaquetária, rompendo as hemácias pela formação de trombos. É importante que esse tipo de púrpura seja rapidamente identificado e tratado.
O tratamento para a PTT pode se dar através da plasmaférese, que é como se fosse uma filtragem do sangue para eliminar o excesso de anticorpos que pode estar comprometendo a circulação do sangue.
Púrpura fulminante
Essa púrpura é mais comum nos recém-nascidos quando estes possuem alguma deficiência de proteínas que auxiliam na coagulação. Ou seja, é mais fácil ocorrer a formação de coágulos que dificultam a circulação do sangue. As manchas vermelhas que surgem na pele devido a esse processo podem ficar pretas por conta da morte das células.
Em adultos, esse tipo de púrpura pode ser causado por infecções virais, bacterianas, ou parasitárias. O tratamento pode consistir na causa da doença de base ou mesmo na ingestão da proteína da coagulação, que está ausente no sangue, sob orientação médica.
Púrpura senil
Como o nome diz, esse tipo de púrpura acomete pessoas com, ou acima de 65 anos. Caracteriza-se por manchas arroxeadas no dorso, nas mãos, nos punhos e nos antebraços. Isso se dá devido ao envelhecimento da pele. A púrpura senil não apresenta nenhum risco para a saúde do portador, logo, não precisa ser tratada.
Porém, se o indivíduo se sentir esteticamente incomodado com as manchas, pode utilizar cremes ou pomadas que contenham vitamina K em sua composição, sempre indicados por dermatologista.