Instituto do Câncer presente no HAIMATUS 2017
9 de maio de 2017Novidades do Congresso da American Society of Hematology 2016
Dra. Moema Nene Santos, médica hematologista do Instituto do Câncer do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, participou do Congresso da American Society of Hematology
A Dra. Moema Nene Santos, médica hematologista do Instituto do Câncer do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, participou do Congresso da American Society of Hematology, em San Diego na Califórnia, EUA, entre os dias 02 e 06 de dezembro de 2016. Segundo a especialista, o evento trouxe uma novidade importante para o setor da hemoterapia, que representa a realização de um sonho, junto às novas pesquisas e trabalhos que visam beneficiar aqueles pacientes que não podem ou mesmo não desejam receber transfusão de sangue. Em relação às doenças benignas, a novidade foi a apresentação da medicação chamada Sel G1 – medicamento que melhora a qualidade de vida de pacientes que tratam anemia falciforme. “Esta apresentação significou um anticorpo humanizado no tratamento das anemias falciformes, um tipo de anemia hereditária, de origem familiar associada a muitos sintomas clínicos relacionados não somente à anemia, mas também a quadros infecciosos recorrentes e crises de dor”, explicou.
Nas hemofilias do tipo B, doença que compromete a coagulacão, foram apresentados novos tratamentos à base de manipulação laboratorial com um adenovirus. Ainda foram avaliados os Linfomas Não Hodgkin de alto grau que não respondem aos tratamentos iniciais. O congresso também abordou que medicamentos novos como venetoclax tem sido avaliados em pacientes com Linfomas não Hodgkin de baixo grau, ou em associação naqueles pacientes com linfomas não respondedores à terapia inicial.