Brasileiro com câncer terminal apresenta remissão da doença devido a terapia genética pioneira
29 de outubro de 2019Entenda o que são coagulopatias
3 de dezembro de 2019Entre os dias 6 e 9 de novembro aconteceu, no Rio de Janeiro, o Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, o HEMO 2019. A membro do Instituto do Câncer do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, hematologista Dra. Moema Nenê Santos, participou do evento. O congresso reuniu cerca de 5 mil profissionais da saúde, pacientes e seus familiares para apresentar as pesquisas mais recentes, os tratamentos mais promissores e os medicamentos mais eficazes para o combate às doenças hematológicas, como linfomas e doenças de coagulação.
Os destaques da programação ficaram para as novas tecnologias no tratamento de doenças do sangue, como a terapia CAR-T Cell no Brasil, que teve seu primeiro resultado positivo em um paciente com linfoma no mês passado em São Paulo.
Na ocasião, a Dra. Moema também pôde prestigiar a conferência do Dr. Jesús San-Miguel, professor de Medicina e Hematologia e diretor da Universidade de Navarra, na Espanha. O profissional tem mais de 800 artigos publicados em revistas internacionais e preside a Sociedade Internacional de Mieloma. Ele também integra os conselhos consultivos da Fundação Internacional de Mieloma e A Fundação de Pesquisa de Mieloma Múltiplo.
Para a Dra. Moema Nenê Santos, é fundamental que os profissionais da medicina busquem participar desses eventos. “Esses congressos são uma excelente oportunidade para nós trocarmos experiências com nossos colegas e discutirmos os avanços na área médica”, comenta.
A próxima edição do Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular será dos dias 04 a 07 de novembro de 2020, em São Paulo.