Beleza e quimioterapia


Olhar-se no espelho e gostar do que se vê e perceber nos outros que nossa aparência é agradável eleva a autoestima e ajuda em qualquer tratamento de saúde, principalmente, em casos de pacientes com Linfomas. Pois quando falamos em efeitos colaterais do tratamento de quimioterapia, a queda dos cabelos, o ressecamento da pele, a queda dos cílios e das sobrancelhas aparecem entre os problemas estéticos mais temidos. Quando isso ocorre, entretanto, é possível lidar com o problema de forma a ele causar o menor incômodo possível.

Para evitar o ressecamento das unhas o ideal é usar um creme hidratante concentrado sobre as cutículas e unhas. Se mesmo assim suas unhas enfraquecerem e começarem a descamar, lixe-as com mais frequência. Para evitar que isso aconteça use luvas de borracha ao lavar louça ou executar qualquer outra tarefa que envolva o uso de produtos químicos.

Se a aparência das suas unhas incomoda, você pode passar esmalte, mas com alguns cuidados. Evite ficar muitos dias seguidos com o mesmo esmalte, pois, as unhas podem ressecar. Remova o esmalte com removedores sem acetona. Passe creme ou até mesmo óleo sobre as mãos e cutículas e espere alguns dias para pintá-las novamente.

Tenha cuidado se fizer as unhas com uma manicure, pois seu sistema imunológico está enfraquecido. Evite tirar as cutículas, pois elas protegem as unhas contra infecções. Certifique-se que todos os equipamentos não descartáveis estão esterilizados e limpos. Se possível, leve seu próprio kit (removedor, alicate, lixa, creme, base e esmalte).

Para o ressecamento de pele também há saída. Além de ser um problema temporário, que costuma desaparecer no final do tratamento, há como diminuir o incômodo. O uso de cremes hidratantes, feito com a adoção de alguns cuidados de higiene, compensa os efeitos do tratamento e admite, até, o uso de maquiagem. É importante lembrar que escolher um modo de vida que garanta o bem-estar pessoal é imprescindível. Os cuidados com a aparência e com a estética fazem parte dessa recuperação. Tente aliar os cuidados com a saúde aos cuidados estéticos pois eles irão ajudar e acelerar sua recuperação, devolvendo a autoestima e a vontade de vencer os obstáculos.

Depoimento de alguns de nossos pacientes

  • Dra. Moema excelente profissional, quando eu estava grávida, descobriu um caso raro (SHU - Síndrome Hemolitica Uremica), agradeço por ter estado num grande centro, Hospital São Vicente de Paulo e por estar aos cuidados de grandes profissionais, caso contrário, não estaria aqui escrevendo esta história. Muitíssimo obrigada, estamos bem e felizes.
    Claudiane Fossatti
  • Dr. Muito querida e especial pra mim, me ajudou muito no momento que mais precisei, pra sempre serei grata. E peço que Deus sempre lhe abençoe. E mais tarde irei voltar me tratar.
    Paula Taiane Lima
  • Dra. Moema Nenê Santos antes de ser uma Dra. ela é um exemplo de ser humano à ser seguida por outros profissionais da área. Mora em nossos corações. Excepcional em todos os sentidos.
    Mirian Sbardelotto
  • Gratidão a Deus por ter posto você a frente do tratamento do meu filho. Obrigada pela dedicação, amparo e carinho dedicado durante toda essa trajetória. Que Deus abençoe sempre você e toda sua equipe.
    Jane Negri Sanches
Free WordPress Themes, Free Android Games